Notícias

Abertas as inscrições para concurso de redação voltado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

publicado: 28/06/2019 14h15, última modificação: 28/06/2019 14h15

Estão abertas as inscrições para interessados em participar da 5ª Edição do Concurso de Redação. A partir do tema “Defender Direitos, Evitar Desastres: Como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”, podem se inscrever adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, além de alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) e aqueles privados de liberdade no sistema prisional.

A ação é uma iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU), com o apoio de diversas instituições governamentais, entre elas a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O projeto tem a finalidade de constituir-se como uma das ações de formação para a cidadania, promovendo debates sobre temas fundamentais aos direitos humanos e acesso à justiça, além de estabelecer importante ferramenta de fortalecimento da reconstrução de vínculos desses jovens com a escola, fator preponderante no processo de responsabilização e rompimento com a trajetória infracional.

O concurso está aberto até 09 de outubro, para as seguintes categorias:

1)        Redação I: Para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA

2)        Redação II: Para alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA

3)        Redação III: Para alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1/ ao 3° ano do EJA – Educação de Jovens e Adultos, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro,

4)        Redação IV: Para pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário Federal.

Além disso, serão premiados os vencedores da Categoria-Escola, que são os estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolvem as mais significativas atividades de sensibilização e mobilização escolar, juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso.

Acesse o Edital

Faça sua inscrição pelo site – até 09/10

Reportar erro