Notícias

Ministério promove Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Acre

publicado: 14/06/2019 14h01, última modificação: 14/06/2019 14h12
Ministério promove Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Acre

Nestas terça a quinta-feira (11 a 13), a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), realizou mais um Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Desta vez, a atividade ocorreu no município de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Entre os objetivos, consta promover o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é parceiro da iniciativa.

Cerca de 60 pessoas participaram da capacitação, algumas vindas de municípios próximos a Cruzeiro do Sul, que é a segunda maior cidade do Acre. Quem ministrou o curso foi o professor Guilherme Mansur, consultor do PNUD.

Programação

Mansur explicou que no dia 11 foi feito um diagnóstico participativo, com várias pessoas envolvidas com as políticas de promoção da igualdade racial (PIR) do estado e do município, cerca de 10 pessoas”. “O público estava bastante atento e ansioso pelas informações”, disse.

No primeiro dia de aula foi apresentado o histórico das políticas de PIR no Brasil e a legislação de referência. “Também falei sobre povos e comunidades tradicionais, as convenções e direitos dessas comunidades, incluídas as de matriz africana, quilombolas, indígenas, ribeirinhos e os extrativistas, que estão presentes no Acre. Foi feita uma sensibilização sobre a temática racial no Brasil”, relatou o consultor.

No segundo dia, os presentes ouviram sobre o Sinapir, a adesão ao Sistema, os planos municipais e estaduais, elaboração de projetos, captação de recursos, editais e convênios.

Parceiros

A coordenação ficou a cargo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial. A coordenadora do Núcleo Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Goreth Silva Pinto, informou que participaram do curso assistentes sociais, pessoas ligadas às áreas de planejamento, educação e saúde.

O diretor da Secretaria, Sangelo Rossano de Souza, avaliou de forma positiva a capacitação. “Acreditamos que foi uma medida muito exitosa, pois o professor conseguiu transmitir muito conhecimento para Cruzeiro do Sul, além de municípios adjacentes como Rodrigues Alves, Porto Valter, Feijó, Taruacá. Com certeza o que foi ministrado vai ajudar, em muito, a política de igualdade racial. Espero que brevemente possamos fazer isso nos municípios mais distantes”, afirmou.

Reportar erro