Notícias

MMFDH participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos​

publicado: 04/06/2019 19h23, última modificação: 04/06/2019 19h26
Lançamento da Frente Parlamentar

O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antonio Costa, participou nesta terça-feira (04) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Idosos. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.

Durante o evento, o secretário destacou a urgência de investimentos em políticas públicas que defendam a causa das pessoas idosas no Brasil. Ele ressaltou, ainda, o trabalho do ministério no desenvolvimento e execução de propostas para promover o envelhecimento ativo e saudável e assegurar que os direitos da pessoa idosa sejam cumpridos e respeitados.

“Prova disso é o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, cujo objetivo é otimizar as habilidades, preservar as capacidades cognitivas e o convívio social, mediante os quatro eixos de atuação, que consistem em tecnologia, saúde, educação e mobilidade física. O Programa já foi implementado em cinco municípios brasileiros e a previsão é a inauguração de 100 unidades até dezembro de 2019”, explicou Antonio Costa.

Campanha

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Combate à violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho, o secretário Antonio Costa convidou os presentes para participar da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa do MMFDH, lançada nesta semana.

“O objetivo é alertar e divulgar para toda a sociedade os tipos de violência contra a pessoa idosa e os crimes previstos no Estatuto do Idoso – Lei 10.741/2003, no intuito de mobilizar estados, municípios e o Distrito Federal para a adoção de medidas que previnam, enfrentem e combatam as violências cometidas contra a pessoa idosa neste país”, afirmou.

Seminário

Na oportunidade, o secretário convidou a todos para o Seminário “Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: das ações às omissões”, que será realizado no próximo dia 13 de junho (quinta-feira), às 13h, no auditório do subsolo do bloco “A”, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. Entre os participantes, o secretário Antonio Costa, a juíza e coordenadora da Central Judicial do Idoso, Monize Marques, a representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cecília Minayo, e o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fernando Ferreira.

Reportar erro