Notícias

Secretária do MMFDH visita escolas e dialoga com a juventude de Orocó/PE

publicado: 05/06/2019 15h59, última modificação: 05/06/2019 16h12
1 | 4
Foto: Maria Eduarda Madegan/Divulgação.
2 | 4
Foto: Maria Eduarda Madegan/Divulgação.
3 | 4
Foto: Maria Eduarda Madegan/Divulgação.
4 | 4
Foto: Maria Eduarda Madegan/Divulgação.
Secretária do MMFDH visita escolas e dialoga com a juventude de Orocó/PE
Secretária do MMFDH visita escolas e dialoga com a juventude de Orocó/PE
Secretária do MMFDH visita escolas e dialoga com a juventude de Orocó/PE
Secretária do MMFDH visita escolas e dialoga com a juventude de Orocó/PE.

A secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, visitou escolas e conversou com jovens em Orocó, Pernambuco, nestas segunda e terça-feira (03 e 04). O objetivo consistiu em conhecer as realidades do local, além de ouvir as necessidades da juventude moradora da região.

A primeira parada foi na Prefeitura de Orocó, onde a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) conversou com o prefeito e conheceu o espaço. Em seguida, ela foi à Escola José Pedro, onde discursou sobre a necessidade de as políticas públicas alcançarem todas as regiões do Brasil. “Precisamos trazer os programas para os lugares que mais precisam”, afirmou.

A secretária falou, ainda, sobre a importância de os jovens aproveitarem cada oportunidade. Não desistam de lutar por um futuro melhor”, concluiu. Na oportunidade, um coordenador e um professor apresentaram os projetos existentes na escola e expuseram as dificuldades que enfrentam.

O próximo compromisso na agenda foi a visita à Escola Bem-Te-Vi. Jayana foi recebida pela diretora Maria das Graças, que apresentou as instalações da escola. Posteriormente, foram realizadas apresentações de teatro, música e dança pelos alunos.

Na ocasião, a titular da juventude se apresentou e explicou os objetivos da SNJ no desenvolvimento de projetos que ajudem a juventude brasileira. Ela divulgou, ainda, as políticas públicas que já estão sendo feitas, como ID Jovem, o Espaço 4.0 e o curso de gestão financeira, que será disponibilizado pela Secretaria.

Em seguida, a secretária se dirigiu à Casa da Juventude, onde foi realizada uma roda de conversa om jovens, para que explanassem seus desafios e sonhos. Foram discutidos, ainda, os projetos em favor da juventude local passíveis de desenvolvimento, como empreendedorismo e cursos a distância (EaD).

Para finalizar a noite do primeiro dia de visita, no Centro de Atividades Gregório Ramos, houve apresentações da quadrilha junina Joia Rara e dos alunos de jiu-jitsu.

A secretária agradeceu a oportunidade de vivenciar, de perto, a realidade da população. “É uma maneira positiva de planejar e criar políticas públicas que cheguem em cidades como Orocó”, acrescentou.

Agenda

Na manhã de terça-feira (04), a primeira agenda foi na Igreja de São Félix, localizada na Ilha de São Félix. Para chegar, é necessário atravessar o Rio São Francisco. No local, a secretária conheceu uma comunidade indígena e os jovens habitantes da ilha. Ela também pôde conhecer a realidade das crianças, que precisam de barco para conseguir chegar à escola.

Para finalizar, a gestora seguiu para a Escola Jacob Antonio de Oliveira, onde encontrou com alunos, professores e coordenadores. Ela falou sobre sua experiência como jovem e explicou sobre o curso de educação financeira que será disponibilizado pela SNJ. “Aproveitem todas as oportunidades que a vida oferece, até mesmo as pequenas”, aconselhou a juventude.

Reportar erro