Notícias

Com inscrições abertas, fórum visa discutir políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down

publicado: 16/05/2019 11h12, última modificação: 16/05/2019 12h31
Com inscrições abertas, fórum visa discutir políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down

Estão abertas as inscrições para interessados em participar do Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Síndrome de Down. Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), o evento será realizado no próximo dia 27 de maio (segunda-feira), em Brasília. A atividade terá a participação da ministra Damares Alves e da secretária Priscilla Gaspar.

“O debate acerca da inclusão social das pessoas com Síndrome de Down será um dos principais focos. O Fórum tem o intuito de promover um debate entre especialistas da área, representantes da SNDPD, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), pessoas com síndrome de Down e sociedade civil acerca de assuntos relevantes para esse segmento social”, destaca a secretária.

Durante a atividade serão tratados temas como notificação e acolhimento, participação social, sexualidade e violência contra a mulher com Síndrome de Down, capacidade jurídica e inclusão escolar. Ao fim dos debates serão criados grupos temáticos, que apresentarão proposições e produtos, frutos das discussões.

“A expectativa é que surjam efetivas ações e iniciativas que alcancem real impacto para a política de inclusão das pessoas com Síndrome de Down em nossa sociedade”, completa a titular da SNDPD.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down não é uma doença e sim uma ocorrência genética natural que acontece por motivos desconhecidos, na gestação, durante a divisão das células do embrião. É uma alteração cromossômica que ocorre quando crianças nascem dotadas de três cromossomos (trissomia 21), e não dois, como o habitual.

Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas peculiares. Estima-se que o Brasil possui hoje cerca de 300 mil pessoas com a síndrome. Muitas encontram-se inseridas no mercado de trabalho, estudam e levam uma vida normal.

Acesse a programação do evento

Faça sua inscrição

 

SERVIÇO

Fórum de Políticas Públicas para Pessoas com Síndrome de Down

Data: 27 de maio (segunda-feira)

Horário: 8h30 às 18h

Local: Auditório Ana Paula Crosara, 8° andar, Edifício Parque Cidade Corporate – Brasília/DF

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
Reportar erro