Notícias

Conheça as vencedoras do concurso "Mulheres em Foco"

publicado: 08/05/2019 18h53, última modificação: 08/05/2019 19h04
Conheça as vencedoras do concurso "Mulheres em Foco"

Uma realização da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o concurso "Mulheres em Foco" recebeu fotografias de mulheres de todo o Brasil. Foram selecionadas as seis obras que melhor retrataram os temas propostos, além de conseguir ilustrar a beleza e a identidade do nosso país.

O objetivo consiste em promover o talento da mulher jovem e divulgar o seu trabalho. As temáticas abrangem a realidade social do país e as paisagens naturais e/ou cenários que ilustrem o território brasileiro.

Conheça as fotografias vencedoras e as jovens responsáveis pelos cliques:

 

Fotógrafa: Patricia Migliorini

Estado: Paraná

Descrição: "Essa foto representa a paixão da minha família pela terra e pelo trabalho, que gera o nosso sustento. A criança é a Helena, de dois anos e meio, apaixonada pelo gado leiteiro. Uma das principais fontes de renda no Sul do país, principalmente nas pequenas propriedades familiares.”

 

 

Fotógrafa: Lua Ebisawa

Estado: Rio de Janeiro

Descrição: "Gabriel é um menino da periferia do Rio de Janeiro, que vai para a Zona Sul todos os dias trabalhar vendendo balas. Nosso encontro aconteceu no posto 10, na praia de Ipanema. Gabriel e seu primo pararam para nos pedir um pouco da uva que comíamos. Compartilhamos a uva e compramos milhos para os meninos. Eles largaram suas caixas de balas conosco e foram jogar um pouco de bola que havíamos levado para praia. Nesse instante eu só pensava que muitas crianças vivem essa mesma realidade. Em pleno domingo, ao invés de estarem jogando bola, estão andando no sol tentando vender algumas balas para completar a renda familiar."

 

Fotógrafa: Wanessa Dias

Estado: Maranhão

Descrição: "Reflexos de São Luís"

 

 

Fotógrafa: Fah Cardoso

Estado: Bahia

Descrição: "Entre o sonho de ser um grande atleta e os campinhos de chão do interior da Bahia, meninos brincam sob o sol que os queima, se sujam e se marcam da poeira que predomina no sertão da Bahia. Marcas de barro vermelho que suja suas roupas e sua pele. Entre o sonho de ser uma grande estrela de futebol e a timidez diante de uma câmera de uma curiosa fotógrafa. Menino esconde-se com as mãos, entrelaçando a bola amarela, mostrando no cantinho de parede a sua realidade social, a sua realidade que talvez nunca chegue a ser aquela que sempre sonhou. A de ser um jogador de futebol."

 

Fotógrafa: Marciele Malaquias Albuquerque

Estado: Ceará

Descrição: "O momento em que as árvores secas do sertão capturam o sol ao entardecer."

 

 

Fotógrafa: Ester Trindade da Cruz

Estado: Distrito Federal

Descrição: "Em uma caminhada pela cidade Sol Nascente, captei esse cenário, a bandeira do Brasil em uma casa visualmente simples. Registro de 2018."

Reportar erro