Notícias

Ministério inaugura primeira unidade do Programa Viver na Região Nordeste

publicado: 22/05/2019 18h29, última modificação: 22/05/2019 18h29
Inauguração

Nesta quarta-feira (22), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), e a Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN inauguraram o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável no município. Esta será a primeira unidade do Programa Viver da Região Nordeste.

“Essa política pública é direcionada à pessoa idosa, mas acima de tudo é direcionada ao ser humano que merece toda a dignidade, respeito e os melhores dias das suas vidas. Por isso eu fiquei encantado ao chegar nesse município e saber que em Parnamirim trabalha-se a política integral”, afirmou o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa.

Na ocasião, o representante do MMFDH afirmou que esta é uma semente, o começo de uma grande caminhada. “O Programa Viver já iniciou com a inauguração em cinco municípios. Além de trazer o envelhecimento ativo e saudável, o Programa traz alegria para os seres humanos que estavam invisíveis neste país e que serão a maior população, não só do mundo, mas também do Brasil. É por isso que os governos federal, distrital, estadual e municipal têm que se voltar para essa população”, defendeu o secretário.

Parceria

Mediante parceria com as prefeituras municipais, o Programa visa a otimização de oportunidades para inclusão digital e social, assegurando a participação da pessoa idosa, com a finalidade de elevar a qualidade de vida.

As ações incluem as áreas da tecnologia, educação, saúde e mobilidade física. Em Parnamirim, a cerimônia foi realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Aspirante Santos, 239, Bairro Santos Reis).

Iniciativa

O Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável nasceu na SNDPI. Segundo o secretário Antonio Costa, “o  Programa busca alcançar o aumento da confiança e da autoestima para o desenvolvimento das próprias habilidades; a redução da depressão e da solidão; a ampliação do acesso à informação, da comunicação e da interação social entre familiares e amigos, além de possibilitar maior longevidade com qualidade de vida”.

Equipamentos

A unidade de Parnamirim recebeu da SNDPI oito computadores, oito webcams, um projetor de imagem, uma impressora.

Público

A maior parte dos cursos é direcionada às pessoas idosas, mas o Programa prevê atividades com a participação da família e outras gerações.

Outras atividades

Na oportunidade, o secretário Antonio Costa e a coordenadora-geral de Envelhecimento Ativo e Saudável da SNDPI, Rafaela Lisboa Ferreira, junto a vice-prefeita Elienai Cartaxo, participaram do III Encontro sobre Adoção nesta terça-feira (21), no auditório Clênio José. Os gestores participaram também de uma comemoração em homenagem às mães na Associação dos Moradores da Cohabinal.

Carro

O secretário aproveitou a ida a Parnamirim para fazer a entrega oficial de carro 0km para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Parnamirim. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar.

Reportar erro