Notícias

Ministério promove Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial

publicado: 08/05/2019 20h23, última modificação: 09/05/2019 11h26
Ministério promove Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Foto: Ananda Ribeiro - Seppir/MMFDH

Começou nesta quarta-feira (08) a edição em Brasília do Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A atividade é oferecida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir). Com a duração de dois dias, o evento tem o objetivo de sensibilizar gestores públicos e a sociedade civil para a importância das ações relacionadas ao tema.

São parceiros da iniciativa a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As aulas estão sendo ministradas na Escola de Governo do Distrito Federal.

O coordenador-geral de Gestão do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), Rodrigo Faria, considera que essa capacitação é fundamental para a valorização e implementação da temática étnico-racial junto aos Entes Federados e à sociedade civil que participam do Sinapir.

“Este conhecimento empodera os responsáveis por essas políticas públicas, especialmente neste ano em que tanto o Governo Federal como os Estaduais e o Distrito Federal estão elaborando o seu Plano Plurianual – PPA 2020-2023, impactando naquilo que será prioridade neste próximo ciclo de gestão”, afirmou o gestor.

Edital

Durante a capacitação, Faria informou que “para o curto prazo, existe o benefício da orientação na elaboração de projetos para a captação de recursos financeiros do Governo Federal, inclusive aproveitando-se o Edital Sinapir 2019 que está aberto até o dia 12  de  julho de 2019, com uma dotação orçamentária de R$ 2,5 milhões”. 

Multiplicadores

O Subsecretário de Igualdade Racial da Sejus, Diego Moreno, comentou que a ideia é que os participantes tenham acesso à matéria do curso e não apenas se reciclem ou levem a matéria para seus órgãos, mas que sejam multiplicadores.

“É importante jogar holofote nessa questão racial, sendo que no DF a população negra corresponde a 57%. Há a necessidade e o desafio de levar todas essas pautas e ações para um ambiente fora do Plano Piloto, ou seja, queremos levar para todos os ambientes   em que a atuação negra é predominante”, frisou Moreno.

 Relevância

 O Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Guilherme Mansur, também acredita que o curso “é   importantíssimo, visto que as políticas de igualdade racial são recentes e devem ser institucionalizadas de fato”. Mansur entende que   a capacitação é fundamental para que o Sinapir saia do marco legal para a prática.

“A formação tem um efeito prático bem evidente. As pessoas estão atrás de recursos, querem levar recursos para os municípios, mas esbarram na dificuldade técnica. Por isso, a formação nesse curso é tão importante”, destacou.

Gestão

Colaboradora na Fundação Cultural Palmares, Kátia Martins participou do curso no DF e disse que anseia por ouvir mais a respeito da sensibilização de buscar políticas públicas para uma melhor igualdade racial, “já que vivemos em um país extremamente ácido de racismo e intolerância”.

“Sensibilizar gestores, pessoas que trabalham na causa e a comunidade civil como um todo é muito importante”, completa.

Municípios onde a Capacitação já foi realizada:

 

Serra

ES

Salvador

BA

Governador Valadares

MG

Criciúma

SC

Niterói

RJ

Curitiba

PR

Pântano Grande

RS

Jundiaí

SP

Cariacica

ES

Nova Lima

MG

Rio Branco

AC

São Vicente

SP

Joinville

SC

Porto Seguro

BA

Mesquita

RJ

Horizonte

CE

 

Municípios onde a Capacitação está sendo/será realizada:

 

Brasília

DF

Tavares + Mostardas

RS

Caxias do Sul

RS

Patos de Minas

MG

Guarulhos

SP

Campo Grande

MS

Estado do Rio Grande do Norte

RN

Contagem

MG

Araçatuba

SP

Barra Mansa

RJ

Estado do Ceará

CE

Cachoeiro do Itapemirim

ES

Andradina

SP

Vitória da Conquista

BA

São José dos Campos

SP

Virgem da Lapa

MG

Cruzeiro do Sul

AC

Estado de Goiás

GO

 

Reportar erro