Notícias

Seppir promove diálogo com representantes de comunidades quilombolas

publicado: 06/05/2019 13h25, última modificação: 06/05/2019 13h31
Seppir promove diálogo com representantes de comunidades quilombolas

Foto: Seppir/MMFDH

A secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Sandra Terena, recebeu integrantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). O encontro foi realizado nas últimas quinta e sexta-feira (02 e 03), em Brasília.

Para a secretária Sandra Terena, a oportunidade de diálogo com a comunidade favorece um trabalho mais assertivo e direto. “Essa instância de diálogo reforça de fato a importância de o Governo Federal ouvir diretamente as comunidades”, afirmou.

“As reivindicações dos quilombolas vão ao encontro da visão deste governo de dar autonomia às comunidades. Dentre os assuntos abordados vimos claramente o desejo de fortalecimento das suas fontes de renda, seja pelo cultivo da agricultura como pelo empreendedorismo”, destacou a secretária.

Quilombolas

Segundo a coordenadora executiva da CONAQ e moradora do Quilombo Carrapatos, em Tabatinga/MG, Sandra Maria da Silva Andrade, a reunião foi produtiva. “Estamos nesse diálogo, nessa construção, e queremos buscar recursos para criar essas políticas e para que elas sejam desenvolvidas, que são de suma importância para que as comunidades possam viver em seus territórios com dignidade”, disse.

Outra coordenadora executiva da CONAQ presente na reunião foi Sandra Pereira Braga, do Quilombo Mesquita, de Goiás. Ela destacou que o diálogo entre governo e quilombolas permite buscar soluções para as principais demandas das comunidades.

Reportar erro