Notícias

Tia Eron assume a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres

publicado: 07/03/2019 21h50, última modificação: 08/03/2019 16h59

Eronildes Vasconcelos Carvalho, mais conhecida como Tia Eron, tomou posse nesta sexta-feira (1º) como secretária nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Atuante na luta feminina e racial, ela recebeu o Prêmio Internacional Mulheres Distintas (Brazilian Woman in Power) nos Estados Unidos em Hartford, por suas ações para as mulheres, profissionalização das catadoras de rua, baleiros e marisqueiras, além de ter sido premiada em mais de três países.

Com vasta trajetória no âmbito social e pela luta das mulheres em 20 anos de vida pública, a secretária é bacharel em Direito e possui o curso de extensão pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos em Desenvolvimento da Primeira Infância.

Tia Eron foi a primeira vereadora e deputada federal negra da história da Bahia, bem como a primeira mulher negra do país a ser presidente estadual de um partido político. Atuou como secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza no município de Salvador em 2017.

Com seu desempenho no Congresso Nacional, foi considerada figura central da República e a mulher negra mais influente da América Latina, condecorada em Bogotá, na Colômbia, em 2018. O Prêmio Congresso em Foco posicionou a então deputada em 13º lugar dos 513 deputados federais, como “Parlamentares do Futuro”.

Em missão oficial pela Câmara dos Deputados, foi convidada para representar o Brasil nas respectivas 60º e 61º reuniões na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, sobre a condição jurídica e social da mulher, do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (UNCSW).

SNPM

A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) está vinculada ao MMFDH. O órgão tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres, além de combater todas as formas de preconceito e discriminação, mediante a valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país.

Assista o depoimento da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Tia Eron, para o Dia Internacional da Mulher:

Reportar erro