Notícias

Ministério capacita gestores municipais para implementação do Programa Viver

publicado: 26/11/2019 12h00, última modificação: 26/11/2019 12h00
ft.png

 Nessa segunda-feira (25), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) promoveu, em Brasília/DF, a III Capacitação dos Gestores Municipais para a implementação do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável (PVEAS). O objetivo do projeto é promover a inclusão tecnológica da pessoa idosa através da inserção de cursos de informática que ampliem a política do Envelhecimento Ativo e Saudável. Além disso, o Programa também promove a educação financeira, para que os idosos se protejam de golpes e administrem menor as finanças.

 Os gestores e representantes municipais presentes tiveram a oportunidade de ouvir o Secretário da pasta, Antônio Costa, a respeito da importância das políticas dos Direitos da Pessoa Idosa. A Coordenadora-Geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, Rafaela Lisboa, explicou melhor a proposta do Programa Viver e, por meio de palestras ministradas pelos técnicos da SNDPI, os presentes tiveram acesso à informações sobre: Metodologia de Prestação de Contas dos Equipamentos Recebidos; Transformação Digital no INSS e utilização dos serviços do INSS por meio do Programa Viver; e o Papel do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa no Programa Viver.

 O Secretário da SNDPI, Antônio Costa, ressaltou que a importância do MMFDH é que este é um ministério que trabalha com vidas. “O país está passando por alterações na família e a população idosa está inserida neste contexto. Temos a importante e urgente necessidade de promover a conscientização dos gestores municipais para que visem o benefício dessa população crescente em nosso país. Lembrando que a visão do Governo Federal é ‘menos Brasília e mais Brasil’, ou seja, queremos que as ações e benefícios cheguem diretamente às pessoas que estão nos municípios”.

 Compromisso

Ao final da capacitação, os gestores realizaram a adesão simbólica do PVEAS junto à SDNPI, firmando o compromisso de receberem os equipamentos de informática do Programa. O kit é composto por computadores, webcams, impressora e projetor de imagem.

 O evento contou com a participação de representantes de 40 municípios, de 17 estados diferentes, sendo eles: Rondônia, Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reportar erro