Notícias

Ministério promove bate-papo de universitários do projeto Estágio-Visita sobre desafios da juventude

publicado: 25/11/2019 13h48, última modificação: 25/11/2019 13h48
IMG_2499.JPG

Na última sexta-feira (22), a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Jayana Nicaretta, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), visitou o projeto Estágio-Visita, uma iniciativa de aprendizado da Câmara dos Deputados. Na ocasião, a Secretária participou de um bate-papo com universitários integrados ao projeto acerca de assuntos relacionados à política e juventude.

Ao ser questionada sobre qual o maior desafio que a juventude enfrenta atualmente, a secretária disse ser a geração de renda. “A independência financeira é o que vai afastar o jovem de atividades ilícitas, como as drogas e o crime”, respondeu. “A criação de oportunidades será o diferencial para essa geração, o que promoverá o engajamento dos jovens e o crescimento econômico do país”, continuou.

Sobre como incentivar a participação do jovem na política, Jayana destacou a importância de se discutir assuntos que se relacionem diretamente com a realidade da juventude. “Desde as primeiras manifestações ocorridas em 2013, vemos um interesse maior por parte dos jovens e o crescimento na atuação dessa parcela da população nas discussões das pautas políticas”, afirmou.

Ao final da conversa, a titular nacional da juventude convidou os jovens presentes para visitarem a SNJ. “Estamos à disposição para recebê-los e apresentar as ações desenvolvidas no âmbito do Governo Federal em prol da juventude brasileira”, concluiu.

Projeto

A Câmara dos Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração. O programa possibilita que universitários de todo o país tenham acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

Durante a experiência, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo, além do desenvolvimento de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

Reportar erro