Notícias

Novembro Roxo: Ministério reúne especialistas para falar sobre prematuridade

publicado: 26/11/2019 16h03, última modificação: 26/11/2019 16h03
NovembroRoxo_Card03.png

Novembro é considerado o mês de conscientização sobre a prematuridade. Pensando nisso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família (SNF) e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), junto com o Instituto Dana Salomão, realizarão o Seminário Novembro Roxo: Conhecendo os Desafios da Prematuridade. O evento será nessa quarta-feira (27), das 9h às 12h, no auditório do Ministério da Cidadania - Edifício Capital Financial Center - SIG, quadra 4, bloco C.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade - nascimento antes de 37 semanas de gestação - é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo. Segundo dados da UNICEF e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país são prematuros. Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras, contabilizando aproximadamente 300 mil nascidos prematuros todos os anos.

Temática

O Seminário reunirá especialistas que apresentarão temas como o que a prematuridade representa para a mãe e para a família; o parto prematuro: definição, principais fatores de risco e prevenção; a importância da amamentação do bebê prematuro; ampliação da licença maternidade em caso de nascimento prematuro; entre outros.

Autoridades

Participarão da mesa de autoridades a Ministra Damares Alves (MMFDH); a Secretária Nacional da Família, Ângela Gandra; a Secretária da SNPM, Cristiane Britto; a Deputada Federal Carmen Zanotto e o Deputado Distrital Rodrigo Delmasso. Também estão entre os convidados representantes do Ministério da Saúde; da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Defesa Civil; Instituto Dana Salomão; Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros; e Guarda- Mirim.

 

Programação

08h30 - Credenciamento

09h00 - Cerimônia de abertura com apresentação artística: Hino Nacional (Guarda Mirim)

09h10 - Mesa de Abertura 

9h45 - Depoimento do senhor Emílio, pai de bebês gêmeos prematuros / Depoimento de Suellen, mãe de dois filhos prematuros.

 Mesa Temática:

 10h00 - Palestra 1:  O que a prematuridade representa para a mãe e a família - Denise Leão Suguitani (Fundadora e Diretora Executiva da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros. 

10h15 - Palestra 2: Parto prematuro: definição, principais fatores de risco e prevenção – Médica Neonatologia a Dra. Mayra Pinheiro (SGETES/MS)

10h30 – Vídeo

 10h35- Palestra 3: A importância  da  amamentação do bebê prematuro -

Dra. Miriam Santos (Médica Pediatra - Coordenação das Políticas de Aleitamento Materno - SES/DF). 

 10h50 – Palestra 4:  A importância da presença materna durante a internação do prematuro.

Dra. Hellen Delchova Rabelo ( Tutora do Método Canguru -Ministério da Saúde – Terapeuta Ocupacional da UTI neonatal.

 11h05 - Palestra 5: Follow up do prematuro: a importância do acompanhamento multiprofissional após a alta – Médico Neuropediatra

 Dr. Christian Muller.

 11h20 - Palestra 6: Ampliação da licença maternidade em caso de nascimento prematuro: Projetos de Lei e jurisprudência – Fernanda Feitoza (Coordenadora Geral da Maternidade SNPM/MMFDH) 

 11h35 - Palestra 7: Programa Educação Precoce no Distrito Federal e a participação da família – Vera Barros (Subsecretária de Educação Inclusiva - SES/DF

 11h50 - Palestra 8: A importância do engajamento da Sociedade Civil -  Winston Lima (Capitão de Mar e Guerra da Reserva da Marinha do Brasil e Conselheiro do Instituto Dana Salomão).

 

Reportar erro