Notícias

Realizada na Paraíba, Semana Estadual do Empreendedorismo tem a participação do MMFDH

publicado: 11/11/2019 19h42, última modificação: 11/11/2019 19h42
Empreendedorismo

Representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, participou de atividades da Semana Estadual do Empreendedorismo, em João Pessoa, Paraíba. Nesta quinta-feira (07), ela palestrou sobre temas relacionados ao futuro do trabalho e às oportunidades advindas das novas tecnologias e do investimento em empreendedorismo.

A titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) destacou alguns dados que refletem a realidade brasileira. “Mais de 11 milhões de jovens não estudam nem trabalham no país, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para diminuir esses números, a melhor solução é o trabalho, investir na capacitação e profissionalização desses jovens”, afirmou.

Outro ponto ressaltado pela secretária foi a importância do desenvolvimento das chamadas “soft skill”. “O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais será fundamental para o jovem de destacar dos demais”, apontou.

Espaço 4.0

Para preparar os jovens para as mudanças decorrentes da 4ª Revolução Industrial, Jayana apresentou programa desenvolvido pela SNJ. “O Espaço 4.0 vem com o objetivo de capacitar a juventude para as demandas do mercado ao promover o acesso às novas tecnologias. O incentivo à atividade empreendedora será outro aspecto trabalhado com os jovens”, explicou.

Sobre o evento

A Semana Estadual do Empreendedorismo é fruto de uma lei de autoria do presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Eduardo Carneiro (PRTB), com o objetivo de discutir e propor ações de incentivo ao empreendedorismo de micro e pequenas empresas, empresas individuais e cooperativismo em todo estado da Paraíba.

Entre os temas abordados no evento estiveram empreendedorismo 4.0, economia criativa, startups, potencialidades paraibanas, empreendedorismo feminino e desafios do desenvolvimento do Semiárido Paraibano. A semana contou ainda com palestras, mesas redondas, espaço para exposição de produtos e serviços, rodadas de negócios e momento networking, que iniciaram na segunda-feira (02) e com término na sexta-feira (8).

Reportar erro