Notícias

Secretária do MMFDH fala sobre empregabilidade e capacitação entre jovens em evento em SC

publicado: 18/11/2019 15h57, última modificação: 18/11/2019 15h57
Secretária do MMFDH fala sobre empregabilidade e capacitação entre jovens em evento em SC

Na última quarta-feira (13), a secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Jayana Nicaretta, esteve em Gaspar/SC para participar como palestrante do II Encontro de Empresários e Gestores de RH. O evento, que aconteceu no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), teve como tema “Qualificação profissional, inovação e transformação social”.

Com dados sobre a juventude brasileira, a secretária expôs os diversos desafios que os jovens enfrentam atualmente no âmbito da empregabilidade. “Hoje temos 23% dos jovens sem aproveitamento, os chamados ‘nem-nem’, que não estudam nem trabalham, além de mais de 12 milhões de jovens desempregados no Brasil. São números que precisam mudar para que o Brasil cresça social e economicamente”, observou.

Para mudar esse cenário e aproveitar as oportunidades decorrentes das novas tecnologias, a titular nacional da Juventude divulgou as iniciativas do Governo Federal, como o Espaço 4.0, “que visa capacitar e qualificar os jovens para facilitar a inserção no mercado de trabalho”, pontuou. “Esse é um projeto inovador que se adapta às realidades de cada região. No espaço, os jovens poderão utilizar ferramentas e computadores de última geração para a criação de soluções para problemas locais”, explicou Jayana.

Promovida pela prefeitura de Gaspar, por meio do Programa GasparPRO e Desenvolvimento Econômico Local (DEL), a iniciativa buscou aprofundar as discussões e reflexões realizadas no encontro do ano anterior, em que instituições de ensino, Poder Público e empresas locais entraram no desafio de começar a trabalhar em conjunto, aperfeiçoando os arranjos produtivos locais, além de qualificar os trabalhadores.

Diálogo com a juventude

Na mesma agenda, Jayana participou de uma roda de conversa com alunos da Escola Municipal Zenaide Schmitz Costa, ao lado do vice-prefeito Luis Carlos Spengler Filho, da diretora Kelli Cristine Silva Santos e do assessor de juventude do município de Gaspar, Dênis Eduardo Estevão. Na oportunidade, Jayana narrou sua trajetória no grêmio estudantil, sua atuação como vereadora e deixou palavras de incentivo aos jovens.

“Devemos mudar a visão da juventude, que não deve só exigir, mas também se dispor para ajudar o próximo, seja um amigo ou um conhecido. No auge de nossa vitalidade, nós devemos plantar sementes para posteriormente colhermos os resultados”, finalizou. Logo após, ouviu as demandas e anseios dos estudantes, que também apresentaram sua cultura por meio de danças e poesias.

Reportar erro