Notícias

1º de outubro: Dia Internacional do Idoso

publicado: 01/10/2019 15h11, última modificação: 01/10/2019 15h20

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), celebra o Dia Internacional do Idoso nesta terça-feira (1º). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991.

"O Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, o Programa Educar, as ações para orientar e efetivar a fiscalização dos Institutos de Longa Permanência, o Programa Viver Dia, o Programa Parcerias para a Vida são iniciativas que têm o potencial de mobilizar, articular, integrar a sociedade e o Poder Público em defesa dos direitos da pessoa idosa", afirma o secretário Antonio Costa.

Estatuto

O titular da SNDPI convida toda a sociedade a ser parceira das ações. “Junte-se a nós nesse desafio. Valorize, respeite, defenda e proteja os direitos da pessoa idosa”.

Ele destaca, ainda, que são 16 anos da Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso, diploma normativo que consolida os direitos dos que tanto se dedicam por um país mais humano.

"É missão desta Secretaria promover o Estatuto do Idoso na prática. Possibilitar o alcance ao envelhecimento ativo e saudável, assegurado com o acesso à saúde, moradia, educação, trabalho, renda e segurança", destaca o secretário.

“Por isso, o MMFDH convida cada um a engajar-se, abraçar a causa, porque ainda é crescente a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Não se cale diante da negligência, dos abusos, dos maus-tratos contra a pessoa idosa. Denuncie. Disque 100. Porque cuidar dos nossos idosos é um dever de todos nós”, completa.

Acesse mais informações sobre a SNDPI/MMFDH

Reportar erro