Notícias

Com destaque para ações voltadas à pessoa idosa, secretário do MMFDH participa do 2° Congresso Nacional dos Prefeitos

publicado: 01/10/2019 17h31, última modificação: 01/10/2019 17h31
Seminário

O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antonio Costa, participou do 2° Congresso Nacional dos Prefeitos, nesta segunda-feira (30), em São Paulo/SP. Com o tema "Desenvolver o Brasil a partir dos municípios", o evento visa debater, juntamente com os gestores da Administração Pública, as principais demandas municipalistas do Brasil, com foco nas inovações da gestão.

Durante sua fala, Antonio Costa destacou o lançamento, em todo o país, de uma política pública que avança para a implementação do Estatuto do Idoso. "Nessa perspectiva, iniciamos o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, uma política de inclusão social e tecnológica.  Nesta manhã, inauguramos a 12ª unidade, no município de Santos/SP. E, a partir de 2020, estaremos lançando o Programa Viver Dia", informou.

"Estamos trabalhando incansavelmente também mediante o Programa Educar, para a inclusão da temática da pessoa idosa nos currículos mínimos do ensino formal. Além disso, o Programa Parcerias para a Vida objetiva consolidar ações de orientação juntamente com outros entes para a fiscalização dos Institutos de Longa Permanência (ILPIs)”, completou.

O secretário disse, ainda, que nessa semana a Secretaria está trabalhando, juntamente com a Presidência, para a publicação de um Decreto que prevê a possibilidade de apoio financeiro às ILPIs por meio do Fundo do Idoso. "Essas e outras ações objetivam preparar o Brasil, que será o quinto país do mundo na quantidade de pessoas idosas", finalizou.

Reportar erro