Notícias

Seminário internacional discute sistemas de cuidados para as pessoas idosas

publicado: 25/10/2019 18h48, última modificação: 25/10/2019 18h48
Seminário

Com a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antonio Costa, o Seminário Internacional sobre Sistemas de Cuidados para as Pessoas Idosas foi realizado nesta terça-feira (22), na Câmara dos Deputados.

Palestrante no evento, o secretário abordou as iniciativas governamentais e legislativas para a criação de um Sistema de Cuidados na Perspectiva dos Direitos Humanos, em relação à Política de Cuidados. Ele externou sua preocupação na abrangência do tema, além do partidarismo político, buscando união para efetivação de políticas de cuidado.

“A política de Cuidado é essencial neste momento em que o país vai apresentar, no Censo de 2020, uma surpresa sobre os dados que já estarão sendo aumentados no crescimento e expectativa de vida da população idosa”, afirmou Antonio Costa.

Evento

O seminário propôs a discussão sobre o Sistema Nacional de Cuidados dos países da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Diretos Humanos da Pessoa Idosa. Teve como pontos temáticos os eixos perspectivas e desafios para criação e implementação de um sistema de cuidados para a pessoa idosa no Brasil; experiências internacionais, com a presença de palestrantes de Uruguai e Portugal que já atuaram na criação e implementação de políticas de cuidado; e iniciativas governamentais e legislativas para a criação de políticas de cuidados.

A atividade contou com a presença de representantes de ministérios e especialistas da área, sendo moderada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO).

Reportar erro