Notícias

Caruaru/PE adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir)

publicado: 13/09/2019 18h19, última modificação: 13/09/2019 18h21
Caruaru/PE adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) Adicionar Imagem

Foi assinada nesta quinta-feira (12) a adesão do município de Caruaru, no estado de Pernambuco, ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Com isso, o município localizado no Nordeste do Brasil terá acesso prioritário às iniciativas do Governo Federal no âmbito da igualdade étnico-racial. Caruaru tem cerca de 360 mil habitantes e é a cidade mais populosa do interior pernambucano.

O Sinapir integra as ações da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O documento de adesão foi assinado pela titular da pasta, secretária Sandra Terena, pela prefeita de Caruaru, Raquel Lucena, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Maria Perpetua Socorro Dantas Jordão, e coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Ivan Pereira dos Santos.

Na oportunidade, Terena falou sobre importância da iniciativa. “A adesão dos municípios brasileiros a esse Sistema é fundamental para que possamos alcançar os povos e comunidades tradicionais de maneira mais eficaz, com políticas públicas adequadas às suas necessidades. Os estados e municípios que aderem ao Sinapir têm acesso prioritário às iniciativas do Governo Federal e, por meio dessa adesão, conseguimos estreitar os laços entre a SNPIR e os Entes Federados”, afirmou.

Como aderir ao Sinapir

Os estados e municípios que ainda não aderiram ao Sistema podem iniciar esse processo seguindo alguns requisitos básicos. É necessário que haja ao menos um órgão voltado à promoção da igualdade racial na estrutura pública local e um Conselho de Promoção da Igualdade Racial em funcionamento.

Preenchidas essas condições, o ente federado encaminha a solicitação de adesão para a SNPIR, por meio do Anexo II da Portaria nº 08/2014, disponível no final do Guia de Orientação para a Criação e Implementação de Órgãos, Conselhos e Planos de Promoção da Igualdade Racial.

Reportar erro