Notícias

Em Pernambuco, ministra Damares Alves cumpre agenda voltada ao enfrentamento à violência doméstica

publicado: 13/09/2019 17h46, última modificação: 13/09/2019 17h55
Agenda em Pernambuco

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, estiveram em Jaboatão dos Guararapes e Recife, no estado de Pernambuco, nesta sexta-feira (13). A proposta consistiu em conhecer projetos sociais de atendimento às vítimas de violência doméstica, além de estudar parcerias.

“A pauta hoje é a proteção e defesa da mulher, com os programas de enfrentamento à violência. O município de Jaboatão já faz um trabalho extraordinário e o ministério vem para reforçar isso. Essa é uma pauta, vamos trabalhar com o município em outras também – a proteção dos idosos, da infância e o fortalecimento da família”, disse a ministra.

Na oportunidade, a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) anunciou dois programas do órgão que estão entre as ações prioritárias – Qualifica Mulher e Salve uma Mulher. “Sobre o Qualifica, nós entendemos que muitas mulheres continuam com o agressor porque, muitas vezes, ele é o provedor. Então a autonomia econômica e financeira da mulher pode tirá-la desse ciclo de violência”, afirmou.

“Quanto ao programa Salve uma Mulher, nós vamos trabalhar com pessoas que já lidam com mulheres. Por exemplo, vamos treinar os salões de beleza do município. Também vamos trabalhar com as academias. Um profissional de academia pode identificar que uma mulher está com uma marca de violência”, completou.

Parceria

Para a secretária Cristiane Britto, a participação da sociedade é essencial neste processo. “Nós estamos colocando a sociedade civil para enfrentar o desafio que é interromper o ciclo da violência e o enfrentamento à violência contra a mulher”.

“Os nossos programas serão lançados nacionalmente entre os meses de outubro e novembro, mas nós já estamos aqui para articular com a Secretaria de Mulher o lançamento desses projetos aqui no município muito em breve. Nós estamos trazendo toda a capacitação para o município. Eu pude ver que já tem um espaço pronto aqui, uma estrutura de mobiliário, então nós vamos trazer a capacitação desse projeto para essas mulheres”, concluiu.

Agenda

A primeira agenda consistiu em uma visita à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital pernambucana, para apresentação do Espaço Mulher Empreendedora.

Em seguida, a ministra e a secretária estiveram em Recife, bairro Santo Amaro, para visitar o Centro de Referência Clarisse Lispector. Ainda na capital do estado, a partir das 14h, a comitiva do ministério participou do evento “Debate e Apresentação de Boas Práticas Nacionais para Prevenção e Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”, no Recife Praia Hotel, Pina, avenida Boa Viagem.

Reportar erro