Notícias

Em Santa Catarina, MMFDH participa do lançamento do Programa Bem-Estar da Família e da Frente Parlamentar da Juventude

publicado: 09/09/2019 18h16, última modificação: 09/09/2019 18h16
Programa Bem-Estar

A secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, esteve em Santa Catarina nas últimas quarta e quinta-feira (04 e 05). Na oportunidade, ela participou do lançamento do Programa Bem-Estar da Família, em Balneário Camboriú, e da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Uma parceria entre o Governo Federal, a Prefeitura de Balneário Camboriú, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Programa Bem-Estar da Família propõe a atuação intersetorial de secretarias municipais no atendimento às famílias.

O projeto-piloto, lançado na quinta-feira (05), tem a intenção de identificar as necessidades dos integrantes das famílias beneficiadas, apresentando propostas e serviços oferecidos pelo município em todas as suas áreas de atuação. Inicialmente, 200 famílias registradas no Cadastro Único no bairro dos municípios serão visitadas por 10 visitadores treinados e capacitados para reconhecer as deficiências de cada núcleo familiar.

“Haverá suporte técnico da OMS e da OPAS, que abraçaram a ideia junto conosco e acreditam, tanto quanto nós, na possibilidade de melhor atendimento às pessoas, que impactem mudanças em suas realidades sociais. A atenção às questões sociais é fundamental para obtermos os avanços que a sociedade espera e que o Poder Público tem o dever de fomentar em ações como esta”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira.

Para a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), a ideia da visita domiciliar com o foco integral da família é muito inovadora. "Esse programa consegue alcançar o maior desafio que temos, que é chegar nas famílias e tratá-las de forma transversal”, enfatizou Jayana.

Frente Parlamentar em Defesa da Juventude

Na quarta-feira (04), a secretária participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Entre objetivos do grupo de trabalho está a elaboração de um diagnóstico completo sobre o perfil do jovem catarinense e de políticas públicas que agreguem as demandas para defesa do Estatuto da Juventude.

"Eu fiquei muito assustada quando descobri, estudando, que 70% da nossa população carcerária é jovem. O que estamos fazendo que não entendemos os sinais dessa juventude? Precisamos pensar no amanhã, entender que Santa Catarina precisa receber bem a sua juventude se quer eliminar ou reduzir problemas impactantes que hoje a gente vive na nossa sociedade", disse a deputada estadual Paulinha, coordenadora da Frente.

“Os jovens precisam de oportunidades. Precisam ter condições de adentrarem o mercado de trabalho de forma competitiva. Com a Frente, será possível pensar e executar ações que possam transformar a realidade dos jovens catarinenses, dando a eles esperança e protagonismo para a construção de uma sociedade mais digna”, explicou a secretária Jayana.

Trocando ideias

A última agenda da integrante do ministério em Santa Catarina foi no evento “Trocando ideias com a secretária nacional da Juventude”, na Igreja Sara Nossa Terra, onde a secretária Jayana teve a oportunidade de divulgar as ações da Juventude do Governo Federal para Balneário Camboriú ao lado do gestor municipal, Douglas Aguirre, do conselheiro municipal de juventude, Gui Cardoso, e deputada estadual Ana Caroline Campagnolo.

Reportar erro