Notícias

Inscrições abertas: Fórum debate políticas públicas para pessoas surdas e com deficiência auditiva

publicado: 04/09/2019 16h37, última modificação: 13/09/2019 17h42
Card

Dando sequência à série de encontros mensais sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), realiza, no próximo dia 26 de setembro, o Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário online.

O objetivo do fórum é manter aberto um diálogo entre a SNDPD e a população, de forma a mapear os maiores desafios e anseios das pessoas com deficiências, bem como ouvir sugestões e propostas de como enfrentá-los. Para isso são ouvidos representantes da sociedade civil, governo e especialistas da área, a fim de fortalecer o trabalho conjunto em busca da construção de novas políticas públicas ou para os devidos ajustes naquelas já existentes.

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do ministério, Priscilla Gaspar, primeira surda a ocupar um cargo no segundo escalão do Governo Federal, um dos principais objetivos do fórum é dar mais visibilidade às pessoas com deficiência e, com as ajuda das políticas públicas, torná-las protagonistas na sociedade. “A falta de informação das pessoas com ou sem deficiência, a empatia e a falta de contato com essas pessoas na sociedade é a principal barreira a ser quebrada”, afirma.

Setembro Azul

O evento também faz parte da programação oficial da campanha “Setembro Azul”, que tem como propósito conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva. A campanha abrange, ainda, o Dia Mundial das Línguas de Sinais, em 10 de setembro, o Dia Nacional da Pessoa Surda, no dia 26, e o Dia Internacional da Pessoa Surda, no dia 30. A cor azul no tema foi escolhida em homenagem aos surdos mortos pelo sistema nazista durante a Segunda Guerra Mundial, na qual eram identificadas com uma faixa com essa cor no braço.

Faça sua inscrição

Confira a programação

SERVIÇO

Fórum de Políticas Públicas para Pessoas Surdas e com Deficiência Auditiva

Data: 26 de setembro (quinta-feira)

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório Ana Paula Crosara, 8° andar, Edifício Parque Cidade Corporate – Brasília/DF

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
Reportar erro