Notícias

Ministério entrega unidade do “Ônibus Lilás” para a Prefeitura de Andradina/SP

publicado: 27/09/2019 15h36, última modificação: 27/09/2019 15h39
Assinatura

Representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, assinou nesta quinta-feira (26) o termo de doação de uma unidade móvel do “Ônibus Lilás” para a Prefeitura de Andradina/SP. A realização da primeira missão do veículo está sendo programada para novembro.

A formalização do ato aconteceu em Brasília, após a solução de um impasse que perdurou quase cinco anos e dois governos. “Entendemos a importância do equipamento para a região que fica a 630km da capital. As políticas públicas precisam avançar no interior do país. Esse momento de entrega é especial para todos nós, que possamos avançar e levar para o interior do Brasil também a Casa da Mulher Brasileira”, ressaltou a secretária.

As unidades móveis permitem que serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência cheguem a locais de difícil acesso, realizando ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais no meio rural. As Unidades Móveis têm ainda função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

Itens

O ônibus entregue à prefeitura de Andradina é totalmente adaptado para atendimento de mulheres em situação de violência. A unidade conta com duas salas para o atendimento emergencial, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais, geradores de energia, ar-condicionado, projetor externo para telão, toldo, cadeiras, copa e banheiro adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

A unidade foi estruturada para circular em todo tipo de terreno, sem restrições, além de possuir sistema de tração e alturas especificadas para estradas e caminhos em difíceis condições de manutenção e acesso.

A prefeita de Andradina, Tamiko Inoue, destacou que a entrega é um marco histórico para a região. A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM/MMFDH) já entregou 58 unidades móveis a estados e municípios.

Reportar erro