Notícias

MMFDH integra ações da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude

publicado: 12/09/2019 19h02, última modificação: 12/09/2019 19h02
Frente Parlamentar

Nesta quinta-feira (12), foi realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, no Senado Federal. O evento teve a presença da secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A Frente tem o objetivo de acompanhar, analisar e divulgar as políticas públicas para a juventude.

Na oportunidade, a secretária Jayana saudou os parlamentares presentes e frisou o papel fundamental do Congresso Nacional na criação de políticas públicas. “O Congresso tem sido um grande parceiro da Secretaria Nacional da Juventude e tem dado grande apoio para o avanço da juventude brasileira”, afirmou.

Em sequência, ela destacou a importância dada aos jovens pelo Governo Federal. “A Secretaria está agora no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da ministra Damares Alves, que é tão interessada na pauta da juventude e tem nos dado demandas difíceis, como encontrar os jovens invisíveis e esquecidos. A nossa missão é chegar aos jovens do Amazonas, do sertão, aos jovens ciganos, aqueles que não foram assistidos pelas políticas públicas nacionais de juventude e precisam de oportunidades”, finalizou.

Frente

De acordo com o senador Irajá, presidente da Frente, a iniciativa tem como principal objetivo criar oportunidades para os jovens entre 14 e 29 anos. “Um tema muito sensível para todos nós e que tem assolado todas as famílias brasileiras é o desemprego, que já bate na casa dos 12% com quase 13 milhões de desempregados no Brasil. No segmento da juventude, temos ainda um indicador muito mais assustador, são quase 28% de jovens desempregados, sem nenhuma perspectiva de trabalho e sem oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Esse é um dado que preocupa todos nós e essa frente vai se dedicar de uma forma muito especial a esse tema apresentando bons projetos e políticas públicas voltadas ao incentivo a geração de emprego aos jovens do Brasil”, disse.

Projetos anunciados

Na ocasião, foram apresentados dois projetos. O primeiro é o Estágio Visita, que já acontece na Câmara dos Deputados e será agora implementado no Senado Federal. A ação permite que estudantes possam, de forma intensiva, participar de atividades que propiciem o conhecimento teórico e prático sobre o Poder Legislativo Brasileiro.

O outro projeto é a Nova Lei do Primeiro Emprego, apresentado nessa semana no Senado Federal. A iniciativa visa estimular empresas a darem oportunidade aos jovens sem experiência profissional, para que haja a inserção da juventude no mercado de trabalho.

O senador Flávio Bolsonaro parabenizou as ações apresentadas e reconheceu a pauta da juventude como sendo de extrema importância para o país. ´´É importante promover iniciativas como essa para servir de estímulo e referência para o jovem que deseja, por exemplo, entrar na política. Também estamos trabalhando em um projeto de lei para dar um passo extra de tentar incutir um programa ‘minha primeira empresa’ para incentivar, desde cedo, o empreendedorismo para que jovem seja o patrão de próprio”, disse.

Resoluções

Na reunião, foi realizada a adesão de membros, eleição e posse da diretoria da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude, além de deliberação do Estatuto e celebração de Acordo de Cooperação e de Termos de Participação Especializada.

Reportar erro