Notícias

Programa Viver chega ao município de Santos/SP

publicado: 30/09/2019 20h24, última modificação: 30/09/2019 20h28
Programa Viver

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), inaugurou nesta segunda-feira (30) o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável em Santos, no estado de São Paulo. A cerimônia foi realizada na rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260 - Aparecida, onde o Programa vai funcionar.

“Um país em que desde o início dos anos 2000 existe a projeção de que a pessoa idosa representaria de 25% a 30% de toda a população brasileira deveria ter iniciativas como as do Programa Viver há muito tempo. Nesse sentido, nós, da SNDPI/MMFDH, estamos percorrendo todo o Brasil, implementando e inaugurando o Programa Viver, que para além de oportunizar o desenvolvimento das habilidades da pessoa idosa, é uma estratégia para despertar os municípios para que compreendam a necessidade de buscar essas pessoas que estavam invisíveis, em uma grande parceria”, disse o secretário Antonio Costa.

“Nosso país enfrenta esse crescimento com alegria pelo aumento da expectativa de vida, mas também com preocupação, para que esse envelhecimento seja ativo e saudável. Como primeiro secretário idoso, tenho a honra de inaugurar o Programa Viver na 11ª cidade. A nossa meta é implementar 100 unidades em todo o Brasil até dezembro de 2019”, complementou.

Ações

O secretário citou a Portaria nº 2.754/2019, que prorroga o prazo para o cadastramento ou a atualização dos Fundos do Idoso dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa. “Estamos trabalhando em um decreto presidencial para que nos Fundos do Idoso possam se desenvolver políticas públicas para investir nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Estamos lançando também, nessa semana, o decreto que prevê a realização em 2020 da nossa 5ª Conferência Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa”.

Na oportunidade, Antonio Costa participou, ainda, da sessão solene de abertura do 2º Congresso Nacional de Prefeitos, em homenagem ao Dia do Idoso. O evento foi realizado no Memorial da América Latina.

Reportar erro