Notícias

Secretária do MMFDH recebe homenagem por atuação nas políticas públicas voltadas à juventude

publicado: 19/09/2019 19h30, última modificação: 19/09/2019 19h30
Homenagem

A secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, recebeu nesta quarta-feira (18) o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo em sessão especial em homenagem a jovens líderes, na Assembleia Legislativa de Goiás. Ela também participou da solenidade de convocação da 4ª Conferência Estadual da Juventude, realizada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Homenageada por sua atuação em prol da juventude, a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) destacou os grandes desafios enfrentados pelos jovens no Brasil. “Temos que lidar com temas de grande importância, como a educação e a segurança pública. Os jovens são os que mais morrem no Brasil e também os que mais matam. A questão das drogas é outro tópico que os afeta. Os maiores problemas do país têm seu público-alvo na juventude, entre 15 e 29 anos”, apontou.

Jayana enfatizou, ainda, que estamos passando pelo momento do bônus demográfico, ou seja, o Brasil nunca teve tantos jovens e provavelmente nunca mais terá. “O país irá passar por um envelhecimento daqui para frente. Queremos um perfil de juventude que busque servir a sociedade e não mais ser servida ou sugar dela. Buscamos um jovem inserido na família. Queremos seriedade e proposições”.

Além da secretária, também foram homenageados o secretário executivo do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Rafael Davi Campos, e o coordenador de Políticas Finalísticas da SNJ, Eduardo Zimmermann e Silva, bem como jovens líderes locais.

4ª Conferência Estadual de Juventude

Realizada na tarde de quarta-feira (18), a convocação da Conferência Estadual da Juventude seguiu as orientações do Decreto nº 9.974/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que convoca a Conferência Nacional de Juventude para dezembro de 2019. A convocação foi realizada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

A secretária Jayana enfatizou o desafio de fazer com que essas conferências tenham um propósito e cumpram o mesmo. “Faremos uma conferência diferente, que tenha sentido e de resultado aos jovens. Queremos os que tiverem as melhores notas, melhores trabalhos e frequência, não mais jovens universitários como conhecemos. Esse jovem universitário não representa a maioria dos estudantes”, disse.

Agenda institucional

Ainda no estado de Goiás, a secretária se reuniu com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás, Marcos Ferreira Cabral, para falar sobre as tratativas da 4ª Conferência Nacional da Juventude e sobre o Espaço 4.0.

Por meio de convênio com o Governo Federal, Goiás receberá o programa Espaço 4.0, que será instalado em Anápolis para qualificar jovens na área de tecnologia e impulsionar o mercado de trabalho no pólo industrial daquela região.

Reportar erro