Notícias

Seminário aborda a preparação da juventude para a retomada do crescimento

publicado: 27/09/2019 16h21, última modificação: 27/09/2019 16h21
Seminário

Nesta quinta-feira (26), a chefe de gabinete da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Flaviane Agustine Stedille, participou do seminário “Preparando a Juventude para a Retomada do Crescimento”. Organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o evento foi realizado em Brasília.

Além do MMFDH, foram convidados os ministérios da Economia, da Cidadania e do Trabalho, com a finalidade de debater a importância e os desafios de uma boa inserção dos jovens no mercado de trabalho brasileiro. Entre os problemas apresentados, está a elevada taxa de desemprego entre os mais jovens. Na faixa entre 14 e 17 anos, a taxa de desocupação é de 42,2%, e entre 18 e 24 anos, 25,8%.

Em sua apresentação, Flaviane expôs os projetos que já são desenvolvidos com o propósito de enfrentar esses índices de desemprego juvenil. “O programa Inova jovem é voltado para o empreendedorismo e queremos ampliá-lo, em parceria com Sebrae, para alcançar a periferia e desenvolver jovens empreendedores que criem um negócio próprio e alcancem a independência financeira”, explicou.

A chefe de gabinete da SNJ também falou sobre o Espaço 4.0, carro-chefe da secretaria. “Esse é um programa que prepara os jovens para o futuro do trabalho, baseado em quatro eixos – tecnologia, inovação, conhecimento e empreendedorismo. Ele tem o propósito de capacitar os jovens para as novas demandas da 4ª Revolução Industrial”, finalizou.

Ao final do seminário, todos os presentes se comprometeram em prosseguir com o debate e formar um Grupo de Trabalho para realização de diagnóstico e relatório sobre o tema, visando à criação de propostas para enfrentar os desafios apontados.

Reportar erro