Notícias

Simpósio internacional discute a participação das mulheres na política

publicado: 27/09/2019 15h59, última modificação: 27/09/2019 15h59
Simpósio

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, representou o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) no “2º Simpósio Internacional: a importância da mulher na construção de um parlamento democrático”. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (26), no Senado Federal. 

Durante a atividade, a secretária destacou que está sendo construído um projeto para fomentar a participação das mulheres na política, que contempla a realização de fórum, campanhas educativas e ações de sensibilização nas universidades e nos diretórios dos partidos. “O objetivo do Governo Federal é que seja eleita no mínimo uma mulher em cada Câmara Municipal do Brasil”, destacou.

Em seu discurso, Cristiane Britto convidou a todos para aderirem à campanha de incentivo à participação das mulheres na política que está sendo desenvolvida pelo Governo Federal. Ela também chamou a atenção para o tema da violência política contra as mulheres. "Uma pesquisa que traça o perfil das prefeitas no Brasil indica que 53% das prefeitas entrevistadas já sofreram assédio ou violência política pelo simples fato de ser mulher e 48% alegaram sofrer com a falta de recurso para campanha”, afirmou.

“Dados coletados em junho de 2018 indicavam que não tínhamos nenhuma mulher na liderança de partidos na Câmara dos Deputados e apenas duas no Senado Federal, mas o cenário hoje é outro. A líder do Governo no Congresso é uma mulher, temos também uma mulher na liderança da minoria, uma mulher como primeira secretária da mesa da Câmara dos Deputados e uma mulher presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal”, ressaltou a secretária.

Cristiane Britto enfatizou, também, que as conquistas ainda são simbólicas, bem distante da realidade almejada. Ela lembrou que essa mudança só foi possível graça ao exemplo de grandes mulheres.

Evento

O "2º Simpósio Internacional: a importância da mulher na construção de um parlamento democrático" reuniu palestrantes de áreas distintas como a delegada Sandra Melo, a presidente do DEM Mulher, Marta Fraga, a ativista Sandra Barcelar e a ex-governadora do Distrito Federal, Maria Abadia.

Reportar erro