Notícias

SNJ inaugura Estação Juventude 2.0 e comemora Dia Municipal da Juventude em Aparecida de Goiânia

publicado: 04/09/2019 15h06, última modificação: 04/09/2019 15h33
Dia Mundial da Juventude

Titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva participou das comemorações do Dia Municipal da Juventude, que contou com mais de dois mil jovens na Praça Céu das Artes do Parque Flamboyant, em Aparecida de Goiânia, nesta terça-feira (03). A celebração foi realizada pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, que ofereceu uma programação cultural, educativa e esportiva durante toda a manhã.

A secretária Jayana ressaltou o interesse do governo federal no desenvolvimento da juventude. “Política de juventude nesse país é prioridade e tem recebido uma atenção especial por parte da nossa ministra Damares Alves e do nosso presidente Jair Bolsonaro. Nós já abrimos mais de 162 turmas de empreendedorismo e estamos implementando 28 projetos do Espaço 4.0, em que o estado do Goiás também será contemplado no município de Anápolis”.

Na oportunidade, o prefeito Gustavo Mendanha enfatizou a importância de desenvolver políticas públicas em benefício da juventude do município. “Nós de Aparecida temos dado o exemplo de como envolver os jovens na política e proporcionar a eles momentos de lazer, esporte e educação. Os dois primeiros passos foram a criação de uma secretaria executiva específica para a juventude e o Dia Municipal da Juventude, que ajudam hoje no processo de formulação de políticas públicas que beneficiem o jovem aparecidense”, afirmou o prefeito.

No evento também estiveram presentes o deputado estadual Rafael Gouveia, vereadores e secretários municipais, além de representantes da juventude do estado de Goiás.

Estação Juventude

Durante o evento, a secretária Jayana, juntamente com o prefeito e demais autoridades, inauguraram o polo de qualificação de jovens Estação Juventude 2.0. O espaço encontra-se na Praça Céu das Artes do Parque Flamboyant e irá oferecer, inicialmente, três cursos de capacitação – Informática, Assistente administrativo e Assistente em Recursos Humanos.

“Cada curso terá duração de três meses e meio. Qualquer jovem de 15 a 29 anos pode se inscrever e aproveitar a oportunidade de se qualificar. Em breve anunciaremos as vagas e o prazo para as inscrições”, explicou o secretário Executivo de Juventude, Hanleryo.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), e é uma forma de incluir a juventude muitas vezes esquecida.

“Nós temos conhecido a realidade da juventude do nosso país e, por conta disso, a ministra Damares determinou que a gente busque os jovens menos visibilizados, o que inclui os jovens mais carentes, ribeirinhos, ciganos e indígenas. E podendo participar de um evento como este, em que acontece também a inauguração do Estação da Juventude 2.0, mostra que estamos no caminho certo, para atender aqui e em todo o Brasil, milhares de jovens”, apontou a secretária.

Visita institucional

Após a inauguração do Estação Juventude 2.0, a titular nacional da juventude, Jayana Nicaretta e o prefeito Gustavo Mendanha visitaram a Comunidade Terapêutica Lapidando Tesouros no Setor Rosa dos Ventos, onde homens jovens e adultos são tratados e recuperados do vício das drogas.

Reportar erro