Notícias

SNJ divulga ações do Governo Federal em Santa Catarina

publicado: 26/09/2019 17h05, última modificação: 26/09/2019 17h05
SNJ em Santa Catarina

A titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, esteve nesta quarta-feira (25) em Florianópolis/SC para divulgar os programas e as ações do governo federal para a juventude brasileira.

A primeira agenda foi no Encontro Estadual de Jovens Líderes de Santa Catarina, que tem o objetivo de estimular o protagonismo no meio juvenil para ser um canal de comunicação das entidades que trabalham com os direitos da juventude e fortalecer as lideranças locais. Em sua palestra, a secretária apresentou programas como o Espaço 4.0, Id Jovem e falou sobre os avanços alcançados.

“Nesses quase 300 dias de governo já abrimos mais 160 turmas do Inova Jovem, que tem o propósito de ajudar os jovens a tirarem do papel seus pequenos negócios e ganharem independência financeira. Abrimos também o curso de finanças pessoais para auxiliar a juventude na gestão do seu dinheiro”, explicou. “Lançamos também o guia do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que dará mais autonomia aos municípios, além de promover maior participação social”, acrescentou Jayana.

Em seguida, a secretária ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde abordou os principais desafios a serem enfrentados pelo Poder Público e a sociedade brasileira. “Precisamos incentivar o empreendedorismo, pois vivemos uma nova dinâmica do trabalho, entre o digital e o analógico. Quanto à violência, a juventude é a que mais mata e a que mais morre. O suicídio e a automutilação também são preocupantes entre os jovens”, afirmou.

Ações

A titular da juventude apresentou ainda os quatro eixos de ação das políticas públicas: 4ª revolução industrial e futuro do trabalho, saúde mental, emprego e renda e transversalidade entre ministérios, além de destacar a importância do programa Espaço 4.0 para a inserção de jovens no mercado de trabalho. “Contamos com a parceria do Senac e Senai na capacitação profissional para promover a inclusão dos jovens nas novas tecnologias e facilitar a entrada da juventude nesse novo mercado”, finalizou.

Reportar erro